Data: 04-04-2012
Criterio: B1ab(iii)
Avaliador: Julia Caram Sfair
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG:
Especialista(s):
Justificativa
Possui uma extensão de ocorrência menor do que 20.000 Km² (EOO=18.125,44 km²) e sofre declínio contínuo de qualidade de habitat. A maior parte de suas subpopulações ocorre no Parque Nacional da Floresta da Tijuca (Rio de Janeiro, RJ), área de floresta urbana com grande pressão antrópica. Além disso, a espécie apresenta distribuição disjunta entre os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e possui baixa capacidade de dispersão por ser autocórica, indicando uma estrutura populacional severamente fragmentada. Dessa maneira, a espécie pode ser considerada como "Vulnerável" (VU).
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Justicia tijucensis V.A.W.Graham;
Família: Acanthaceae
Sinônimos:
Espécie endêmica do Brasil, ocorrendo nos Estado do Espírito Santo e Rio de Janeiro (Profice et al., 2011).
Espécie subarbustiva (Profice, com.pessoal). Ocorre na Mata Atlântica (Profice et al., 2011), emFloresta Ombrófila Densa e Aberta (Kameyama, 2009). Apresenta polinização realizada por insetos e dispersão autocórica (Profice, com. pessoal).
1.4 Infrastructure development
Incidência
local
Severidade
very high
Detalhes
A proximidade da área urbana é uma importante ameaça para a Floresta da Tijuca, que é considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo (Matos, 2007).
10.5 Fire
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
Os incêndios de origem antrópica representam uma ameaça à Floresta da Tijuca (Matos, 2007).
2 Invasive alien species (directly affecting the species)
Incidência
local
Severidade
very high
Detalhes
A invasão biológica, especialmente de espécies como jaca (Artocarpus heterophyllus) e café (Coffea arabica), é uma ameaça para a Floresta da Tijuca (Dean, 2002)
1.1 Agriculture
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
A extração de madeira, o sistema de plantation do café e de cana de açúcar, no passado, comprometeu a estabilidade das encostas no Rio de Janeiro, reduzindo a vazão de rios, dando início a grande seca experimentada pela população carioca da época (Chaves et al. 1967; Ferrão 1993; Dean 2002).
1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Considerada "Vulnerável" (VU) pela Lista de Espécies Ameaçadas do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).
4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Nacional da Tijuca (CNCFlora, 2011).
- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.
- PROFICE, S.R.; KAMEYAMA, C.; CÔRTES, A.L.A. ET AL. Acanthaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB000033>. Acesso em: 15 de Setembro de 2011.
- KAMEYAMA, C. Acanthaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. p.186, 2009.
- PROFICE, S. Comunicação pessoal da especialista Sheila Profice para o analista de dados Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho, pesquisador do CNCFlora.
CNCFlora. Justicia tijucensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Justicia tijucensis
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 19:37:41